Métodos ContraceptivosOferecimento de todos os mais modernos métodos de contracepção feminina e interação médico-paciente, explanação de todos os critérios de elegibilidade de cada método com objetivo de chegar ao melhor resultado individualizando a paciente.

 

Todos sabemos que um bebê é uma benção na vida de uma família, porém uma gravidez indesejada ou não planejada não é legal na vida de qualquer casal. O planejamento familiar é muito importante para a qualidade de vida de uma família. Métodos Contraceptivos - Clínica André Feres

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Entre tantos métodos disponíveis, é importante que se tenha em mente que antes de optar por um método contraceptivo, torna-se necessário o auxílio de um Ginecologista para escolher qual método utilizar. É necessário levar em consideração alguns fatores como a idade, frequência de relações sexuais e a principal delas: a saúde da paciente. Nem todas as mulheres podem usar todos os métodos disponíveis.

– Camisinha: Existem vários métodos contraceptivos, porém apenas a camisinha evita gravidez e protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, deve-se usar em toda as relações, especialmente quando não se conhece o parceiro ou parceira.

– Pilula anticoncepcional: método oral mais utilizado pelas mulheres para evitar a gravidez, pois possui hormônios que são semelhantes àqueles produzidos pelos ovários, fazendo com que a ovulação não ocorra e não exista um óvulo pronto para ser fecundado.

– Implanon ou Organon: é um método que ajuda a prevenir a gravidez através de um pequeno tubo de plástico que é introduzido na parte interna do braço, embaixo da pele, pelo ginecologista. Ele libera hormônios para o sangue de forma lenta, impedindo a ovulação e dificultando a entrada dos espermatozoides no útero da mulher.

– DIU: é um método contraceptivo de plástico em forma de T que é introduzido no útero pelo ginecologista e que pode permanecer durante cerca de 5 anos mantendo a sua eficácia. Esta técnica anticoncepcional é muito eficaz e não causa desconforto, impedindo a gravidez por ação do cobre ou libertação de hormônios que dificultam a fecundação.

Existem ainda os métodos injetáveis, diafragma vaginal, adesivos, anel vaginal e os métodos naturais. Todas as vantagens e desvantagens devem ser avaliados junto com um profissional para fazer a melhor escolha.

Para mais informações, agende a sua consulta com o Dr. André Feres.