Monalisa Touch é um laser novo na medicina usado para tratar atrofia vaginal, flacidez, incontinência urinária, entre outras condições. O laser aplicado é indolor e não possue maiores contraindicações. É um método seguro, rápido e não afasta a paciente de suas atividades diárias. Após a aplicação a paciente pode trabalhar e exercitar-se no mesmo dia. Para retorno da vida sexual são apenas 3 dias.

O laser, penetra no assoalho vaginal através de milhares de feixes chamados Dot´s, o que provoca uma resposta da mucosa e tecidos transformando células envelhecidas chamadas de fibrócitos em células jovens, chamadas de fibroblastos. Tais modificações estão relacionadas a enorme produção de colágeno, fibrina, vasos sanguíneos microscópicos, elastina, ácido hialurônico e proteoglicanos, elementos vitais para uma vagina saudável e com função ótima. Colágeno e outras fibras são muito importantes para saúde e elasticidade do tubo vaginal. Proteoglicanos possuem a capacidade de reter grande quantidade de água, melhorando a lubrificação vaginal. A resposta após sessões esta relacionada a melhorias na imunidade e saúde vaginal.

Os novos vasos sanguíneos são fundamentais para praticamente todas as funções vaginais, incluindo melhora da imunidade.
O aumento da permeabilidade em resposta as aplicações está relacionado ao restabelecimento do suprimento sanguíneo dos tecidos ideal.
Nos casos de flacidez vaginal, há uma melhoria no diâmetro do tubo vaginal. É frequente verificarmos relatos de aumento de prazer masculino na relação sexual.
Existem evidências de grande melhora em pacientes que tem queda de prazer e baixa qualidade, intensidade e frequência de orgasmos. O laser atua em um ponto da vagina chamado ponto G, um local com mais de 9000 terminações nervosas na mulher.
Pacientes que passaram por parto normal estão entre um grupo beneficiado pelo método. Tais pacientes com frequência possuem incontinência urinária, flacidez e queda no ângulo da bexiga devido ao processo do parto.
Outro grupo beneficiado é o grupo de pacientes entre as fazes de climatério e menopausa. Estas pacientes com frequência possuem baixíssima lubrificação ou secura vaginal, dores na relação vaginal, perda de prazer, ardência vaginal, queimação, dor ao urinar e coceira vaginal. Em estudos, após 3 sessões mensais do laser a queda destes principais sintomas é muito significativa.
Após 1 mês de uma sessão, há um aumento da mucosa significativo e da quantidade de fibras.
Após a 3° aplicação do laser estudos mostram queda de dor ao urinar e urgência urinária para 31%, Ardência e coceira para 16 e 15%, secura vaginal para 24%, dor na relação para 28% e flacidez para 10%. (S. Salvatori, MD. IRCCS San Raffaele Hospital. Milan, Italy)

VANTAGENS

1) Pode evitar cirurgia;
2) Regeneração;
3) Aumento de Imunidade;
4) Fácil, cômodo e indolor;
5) Não afasta a paciente de atividades diárias, trabalho e atividade física;
6) Tratamento não hormonal;
7) Seguro

ginecologista

PERGUNTAS FREQUENTES

Para quem é indicado o laser vaginal?

O laser vaginal é indicado para pacientes com incontinência urinária pós parto normal ou devido a menopausa, para secura ou baixa lubrificação vaginal, para dor na relação sexual, para casos de baixo prazer ou orgasmos, para hiperpigmentação da vagina externamente (escurecimento), entre outros.

A sessão de laser vaginal dói?

A sessão do laser vaginal interno não dói, sendo este um grande fator de adesão da paciente.

Quanto tempo dura uma sessão de laser vaginal?

A sessão dura em média 15 minutos

Quanto tempo posso notar os resultados do laser vaginal?

Em geral as reduções mais dramáticas ocorrem após a terceira sessão do laser. O procedimento é realizado mensalmente ou a cada 40 dias.   após este ciclo é recomendado uma sessão anual para manter os benefícios.

Quais são os cuidados antes e após a aplicação do laser?

Cuidados antes e após o laser. Não é recomendado fazer em pacientes com infecções de urina ou vaginais. Após a sessão a paciente é recomendado usar creme vaginal profilático ou preventivo, estando liberada para ir para o trabalho e fazer atividade física. Liberação de vida sexual após 4 dias da sessão.

A partir de qual idade é possível realizar o rejuvenescimento íntimo?

O laser pode ser realizado tanto em pacientes jovens, como por exemplo pós parto normal, quanto em pacientes em vida reprodutiva e em pré e pós menopausa