A gestrinona é um hormônio utilizado como função principal para tratamento de doenças dependentes da ação do estrogênio, tais como, endometriose, adenomiose, miomas, tpm, sangramento menstrual excessivo, entre outros. Ela é um esteróide sintético que inibe o receptor de estrogênio e estimula o receptor de testosterona.
Como efeitos positivos da melhora da testosterona estão a melhora da disposição, energia e da libido.
A substância tem efeito anabolizante parcialmente. No entanto é uma ação muito pequena se comparado com substâncias utilizadas para este propósito, como deca durabolin e oxandrolona.
Ao estimular o receptor de testosterona pode haver aumento de hipertrofia e ganho de massa magra. Este foi um dos motivos pelos quais foi apelidada popularmente como “chip da beleza”.
Uma vez visto que o foco do tratamento são doenças e condições ligadas a excesso de hormônios como o  estrogênio, este termo encontra-se errado, apesar de benefícios estéticos verificados em muitos casos.

Se usada de maneira inadvertida em doses altas pode exacerbar queda de cabelo e pele oleosa, principalmente se for usada em pacientes que não possuem a real indicação de tratamento.
A gestrinona pode ser utilizada como uma alternativa a progesterona. Doenças dependentes do estrogênio, como endometriose, adenomiose, miomatose, tpm podem ser tratadas com progesterona. No entanto a progesterona pode levar a efeitos adversos, como diminuição da libido, dores de cabeça, eventualmente enjôos. Para essas pacientes a gestrinona passa a ser uma alternativa interessante a ser considerada. Então, para esta situação na qual a paciente tem uma condição que precisa ser tratada e não se adaptou a progesterona a gestrinona passa a ser uma alternativa para a decisão da paciente.
Quais são as conquistas ou benefícios que a gestrinona tem em relação a progesterona? A progesterona acaba por inibir a atividade ovariana, e isso reduz a produção tanto do estrogênio, quanto da testosterona. Essa diminuição pode refletir em alguns efeitos adversos, tais como, principalmente a diminuição da disposição e da libido, eventualmente a queda de cabelo, pele mais ressecada. A gestrinona tem um efeito diferente em relação a progesterona ao estimular o receptor de testosterona, melhorando a disposição e a libido.
O tratamento e a dose deve ser individualizada para cada caso, sendo o grande diferencial como tratamento, objetivando o mínimo efeitos colaterais citados. Se a paciente possue uma conhecida que se adaptou, não necessariamente irá se adaptar. Precisa haver indicação correta.

VANTAGENS

1) Tende a reduzir celulite;
2) Pode interromper a menstruação;
3) Alivia os efeitos da TPM (tensão pré menstrual);
4) Consegue melhorar os sintomas da endometriose;
5) Dependendo do estilo de vida do paciente, auxilia o emagrecimento e o ganho de massa muscular;
6) Possui efeito contraceptivo.

implante-de-gestrinona